segunda-feira, 11 de junho de 2007

Regras de Utilização dos Ecopontos


Deve colocar: embalagens de plástico e metal; garrafas e garrafões de plástico; sacos de plástico limpos; esferovite; latas de refrigerante, etc...
Não deve colocar: electrodomésticos; pilhas e baterias; tachos, panelas e talheres; embalagens de óleos, combustíveis e margarinas, etc..



Deve colocar: papel e cartão; pacotes de leite, sumo e vinho; revistas; cadernos; jornais, sacos de papel, etc...
Não deve colocar: guardanapos; lenços de papel; papel plastificado ou metalizado; papel autocolante; pacotes de batata frita; fraldas; etc...

Escorra e espalme, sempre que possível, as embalagens. Desta forma ocupam menos espaço, facilitando o transporte e diminuindo o número de deslocações ao ecoponto. Para evitar maus cheiros, pode passar por água as embalagens para líquidos alimentares. Em caso de dúvida consulte a sua Autarquia.



Deve colocar: garrafas; frascos; boiões.
Não deve colocar: espelhos; cristais; vidro de janelas; loiça; cerâmica; lâmpadas; boiões de perfumes e cosméticos; vidro farmacêutico; etc...
Tire as tampas e rolhas, pois estes elementos são, regra geral, feitos de outro tipo de material. Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens e passe-as por água para evitar maus cheiros enquanto armazenadas.


Em caso de dúvida, deposite a embalagem no lixo normal.


Deve colocar: pilhas usadas e acumuladores (pilhas recarr
egáveis)

Incineração


Incineração: (definição dada pelo dicionário)

processo de tratamento de lixo que tem como objectivo diminuir o seu volume e peso e transformá-lo em resíduos não prejudiciais para o meio ambiente.


O que é a incineração?

A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais(grande estabelecimento de fabricação industrial).
Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microorganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Certos resíduos libertam gases tóxicos ao serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais.
Este tipo de sistema tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de resíduos.Deste processo resultam como produtos finais a energia calorífica (energia eléctrica ou vapor), águas residuais, gases, cinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração têm se sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas :
->chumbo;
->mercúrio;
->crómio, etc...
A incineração de resíduos, mesmo sendo um sistema que permite a redução do volume de RSU e o aproveitamento da energia, como não há a reciclagem dos materiais torna-se assim numa perda no ciclo de renovação dos recursos naturais, por estes motivos, a incineração, assim como o aterro, surge no último lugar da hierarquia de gestão de resíduos.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Qual a diferença entre Rocha e Recurso Geológico?

Através da pesquisa, verificámos que as rochas não fazem parte dos recursos geológicos.
~~> Por isso referimos nos textos abaixo indicados as definições de rochas e recursos geológicos.

O que são rochas?

Rocha
s :
Rocha (popularmente pedra ou calhau) é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro (o vidro não é considerado um mineral). Para além disso, para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente).

O que são Recursos Geológicos?

Recursos Geológicos:
Recurso geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crosta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das quais, directa ou indirectamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no quotidiano. Podem ser materiais sólidos, líquidos ou gasosos ou as propriedades desses materiais, como o calor ou a radioactividade que certas rochas e minerais libertam.


São estas as grandes diferenças entre Rochas e Recursos Geológicos...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Aplicações dos recursoso naturais

Aplicações do petróleo: bupano, propano, gasolina, gasóleo, asfalto, termoplásticos, plásticos termoestáveis, resinas, poliéster e silícones.

Cortiça: rolhas, coletes salva vidas, isolamentos na indústria da gerra, filtros de cigarros, fonte de determinados compostos químicos, aeronáutica espacial, indústria dos transportes, no desporto, na construção civíl, etc.

Rochas: usada como ornamento na construção civíl.

Carvão: é utilizado como princípal combústivel nas centrais termoeléctricas e metalúrgicas.

ass:Aires Miguel Conçeição Coelho dos Reis

Aplicações dos recursoso naturais













Factores que alteram a precipitação




· Latitude (Pressão atmosférica);
· Proximidade ou afastamento do oceano;
· Correntes marítimas; e
· Relevo.



Ozono Troposférico


O ozono troposférico cai sobre as zonas com maiores problemas de poluição, designadamente áreas urbanas e industriais, sendo uma mistura química de gases, geralmente apresentando coloração acastanhada (pela presença de NO2). Os gases provêm da combustão industrial, automóvel e doméstica.



Em Londres, o ozono troposférico matou 600 pessoas em 1948, cerca de 3000 em 1952, 1000 em 1956 e 750 em 1962.



O ozono troposférico (O3) não é emitido directamente em quantidades significativas pelas actividades humanas, resultando maioritariamente da interacção entre radiação solar, oxigénio e poluentes.



Camada de ozono



Quanto mais frio é o Inverno antárctico mais afectada é a camada do ozono. Em 2002, as dimensões sofreram um decréscimo e o “buraco” foi dividido em duas partes distintas, devido a uma vaga de calor sem precedentes na região, foi o menor buraco do ozono desde 1988.

Este buraco pode diminuir mas nunca vai voltar a fechar.

Qual é o tipo de rocha do minho?

O tipo de rocha existente no minho, designa-se por Rocha Metamorfica.

Rochas Metamorficas são:

Chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e quimícas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.

reaçao quimica, chuvas acidas

As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico, segundo a reação:

  • CO2(g)+H2O(l)--->H2CO3(aq)
Reação do dioxido de enxofre, formando ácido sulfúrico:
  • SO3(g)+H2O(l)--->H2SO4(aq)
Reação dos óxidos de azoto, formando ácido nítrico:
  • N2 + O2 --> 2 NO

Quais os recursos energeticos renovaveis?


Os recursos energeticos renovaveis são:


  1. Energia Solar

  2. Energia Eólica

  3. Energia Hídrica

  4. Abastecimento Energético

  5. Biomassa

Reciclar é bom ;)


AS VANTAGENS DA RECICLAGEM!

Certamente que até a pessoa mais desatenta a estas coisas do ambiente conhece as vantagens da reciclagem.
Evita a depauperação dos nossos recursos naturais, poupa energia, diminui o consumo de água ,promove a qualidade do ambiente, cria postos de emprego, etc. E se for uma pessoa mais informada até já recicla o seu papel, coloca as garrafas no vidrão e pensa em levar aquele saco enorme de pilhas usadas que tem vindo a guardar para um lugar criado para tal. No entanto, sempre que vai às compras continua a trazer para casa uma quantidade enorme de produtos, embalagens, fios, sacos, papéis de embrulho. Pois é, reciclar e reutilizar são importantes mas a aposta têm obrigatoriamente que passar pela redução no acto de compra.

P.S-depauperação- tornar pobre;empobrecer; enfraquecer, debilitar

domingo, 27 de maio de 2007

Grupo 1: O que são recursos arqueológicos?

Ruinas Romanas - Conimbriga

Significado:

Arqueologia -- A arqueologia é uma ciência social (logo, que estuda as sociedades), podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as actualmente extintas, através de seus restos materiais, sejam estes objectos móveis ( peças de arte e outros instrumentos) ou objectos imóveis (como é o caso de estruturas arquitectónicas). Também se incluem as intervenções no meio ambiente efetuadas pelo homem.


Recurso Arqueológico -- É uma peça ou um vestígio de uma antiga civilização, que ajudará no estudo para determinar valores da mesma, sejam estes : quantos anos durou essa civilização, em que periodo viveram, como comiam, como bebiam, etc..

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Resposta ao Comentário: O que quer dizer acondicionar e colectar?

Colectar: lançar uma contribuição sobre;

Acondicionar: dar certa condição ou qualidade a.

domingo, 20 de maio de 2007

Camadas da atmosfera



Na troposfera é onde estão os gases indispensáveis para a sobrevivência do homem. (exepto da
camada do ozono)





Na estratosfera a temperatura aumenta. Esta camada da atmosfera caracteriza-se por os seus movimentos do ar no sentido horizontal. Apresenta uma pequena concentração de vapor d'água e a temperatura é constante até a região de limite, denominada estratopausa. É na estratopausa que existe a maior parte da camada de ozono.



Na mesosfera a temperatura diminui com a altitude. Nesta camada atmosférica a temperatura baixa tanto que pode ir até aos –90º. É na mesosfera que se dá a combustão dos meteoros. (A mesosfera não deixa passar certos meteoros para
a Terra)



Na termosfera a temperatura aumenta com a altitude



As funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e também dos meteoros que vêm na direcção da Terra.
E TENTEM RESPONDER ÁS QUESTÕES 1,2,3,5,6,8 E 10.
AS SOLUÇÕES ESTÃO NESTES TEXTOS

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Resposta ao Comentário do Grupo 1

Pergunta ao comentário do grupo 1: 1- Por exemplo se houver residuos que nao possam ir para os aterros p onde vão?

R: Existem vários métodos para a diminuição de resíduos no nosso planeta, mas basicamente a regra dos 3R transmite o essencial. Mas em relação ao destino dos Resíduos, podem ir p/ dois locais: os aterros sanitários e as lixeiras.


Por curiosidade, vou deixar algumas ideias do que se pode fazer, para reduzir a quantidade de resíduos:
  • Como ja se tinha referido, depositar os resíduos existentes num aterro sanitário e não numa lixeira.

  • Incentivar a população a reciclar ou a não produzi-los excessivamente.

  • Separar ou valorizar a origem dos RSU.

  • Elaboração de um plano de Gestão de Resíduos, definindo medidas para a eliminação destes.

quinta-feira, 17 de maio de 2007


A Terra mantém-se quente por causa de uma camada de nuvens e gases que envolvem o planeta. Esses gases e nuvens funcionam como uma capa, que mantém o calor à volta do planeta. Sem eles, essas radiações escapariam para o espaço. A temperatura não passaria de 27°C, e a superfície seria coberta de gelo.

As rochas


O que é uma rocha?



Rocha (popularmente pedra ou calhau) é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro (o vidro não é considerado um mineral). Para além disso, para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente).



As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como magmáticas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.



As rochas mais exploradas em Portugal são: basalto, mármore e granito.

A regra dos 3R ( reduzir;reutilizar;reciclar)

1. Reduzir: Sempre que possível devemos diminuir a nossa produção de resíduos, pois quanto menos produzirmos, menores serão os problemas para acondicionar, colectar, transportar e dar destino final.

2. Reutilizar: Frequentemente podemos reutilizar materiais que no passado seriam simplesmente descartados.

3. Reciclar: Significa transformar residuos em novos produtos. O resíduo é tratado como matéria prima, evitando sua extracção.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Resposta ao comentario do Grupo 5

Todos os residuos vão parar ao aterro sanitário?
Embalagens de alimentos, caixas de leite, garrafas plásticas, latas de refrigerante, restos de comida, baterias de celular e jornais velhos. No final do dia, tudo o que é descartado tem o mesmo destino: os lixões ou aterros sanitários.

Atmosfera é a camada de ar de aproximadamente 700 km de espessura que rodeia o globo terrestre. A troposfera contém o ar que respiramos e é onde se formam a chuva e a neve
Quais os efeitos das Chuvas ácidas?
Nas florestas:
com a chuva ácida, as plantas não crescem como seria de esperar e as folhas ficam castanhas e acabam por cair. A chuva ácida é uma das causas para a morte das florestas, mas não directamente. Começa por enfraquecer a árvore e matar as folhas limitando os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo. Quando ocorrem chuvas intensas a água vai arrastar essas substâncias tóxicas até rios e lagos, provocando a sua contaminação.

Na água:
O efeito da chuva ácida é facilmente visível em meios aquáticos como lagos, rios ou pântanos, para onde a chuva ácida vai escorrer depois de cair sobre florestas, campos, estradas ou construções. A maior parte dos rios e lagos tem um pH entre 6 e 8, no entanto, se os solos e mesmo a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, o pH dos lagos pode atingir valores perto de 5. Este fenómeno pode levar à morte
de todos os organismos que habitam nos meios aquáticos.

Em construções:
A chuva ácida é responsável pela corrosão de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais expostos à chuva e ao vento durante muito tempo degradam-se gradualmente. A chuva ácida vai acelerar esse processo, destruindo estátuas, prédios ou monumentos. Reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser muito caro. Além do mais, muitos monumentos encontram-se já muito degradados e sua recuperação é impossível.

Em pessoas:
A chuva ácida tem o mesmo aspecto e gosto que a água normal. Os danos causados às pessoas através da chuva ácida não são directos. Caminhar sobre a chuva acida ou mesmo tomar banho num lago acidificado não é muito perigoso. O verdadeiro perigo para as pessoas é a poluição atmosférica que causa a chuva ácida. O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são os principais responsáveis pela chuva ácida. Estes gases podem irritar ou mesmo danificar os nossos pulmões

Como e provocado o efeito de estufa?

O clima tem evoluído ao longo dos tempos, sendo a sua evolução natural, no entanto nos últimos tempos o Homem é o grande responsável uma vez que a população mundial tem vindo a aumentar e consequentemente, registou-se um aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Este aumento deve-se especialmente à combustão de combustíveis fósseis, à desflorestação, ao número crescente de indústrias e ao consumismo desmesurado. O efeito estufa provoca um desequilíbrio no sistema natural da Terra pelo que é urgente reduzirem-se as emissões dos gases prejudiciais e propor alternativas.

Qual o papel das cidades na formação de Chuvas ácidas?

As cidades têm um papel essencial no fenómeno das Chuvas Ácidas. Com a poluição produzida pelas fábricas, automóveis e outros meios de transporte fazem com que a chuva seja ácida, devido aos gases enviados por os mesmos.

Se houvesse menos poluição, as chuvas ácidas não seriam tão abundantes, porque iriam menos gases para a atmosfera, reduzindo o dióxido de carbono e dióxido de enxofre nas chuvas.

Gurpo
5

Grupo 3



FENÓMENOS ATMOSFÉRICOS

Os fenómenos atmosféricos, como os ciclones e outros do género, ocorrem na camada mais junto ao solo da atmosfera, na troposfera. Acima está a estratosfera a temperatura é mais baixa em relação à camada anterior, é lá que está o ozono (camada que protege a Terra dos raios ultravioleta emitida pelo Sol.









(camada de atmosfera sobre o planeta Terra)




A Cortiça


A Cortiça: jóia da coroa dos nossos recursos naturais Portugal é o maior produtor mundial da cortiça. Este material, para além da sua grande quantidade de utilizações, é obtido de uma árvore - sobreiro - e de um sistema - montado - que têm uma excepcional importância ecológica.

resposta à pergunta do grupo 4

O árgon é uma substância cujos corpúsculos constituintes são os átomos.
É vulgarmente utilizado no enchimento de lâmpadas de incandescência.

Consequências do efeito de estufa

Consequências:

Derretimento das calotas polares;
Aumento do nível médio do mar;
Alterações climatéricas;
Mudanças nos ecossistemas;
Desaparecimento de áreas costeiras.

Consequências catastróficas/pessimistas:

Aumento de catástrofes naturais: furacões, tufões, maremotos, etc;
Submersão de cidades costeiras e ilhas;
Extinção de muitas espécies terrestres e marinhas;
Diminuição de colheitas agrícolas;
Aumento dos preços;
Fome mundial e falta de espaço.
Porque são as Chuvas ácidas?

As Chvas tornam-se àcidas quando os gases reagem com a água, o dióxido de carbono transforma-se em óxido de carbono, dióxido de enxofre transforma-se em ácido sulfúrico e os óxidos de azoto transformam-se em ácido nítrico.

É por isso que as chuvas sao ácidas, por terem àcido nítrico diluido.

Grupo 5
Quais as causas das Chuvas Ácidas?

Os fumos e os gases que saem das fábricas, das centrais térmicas e automóveis (queima de combustíveis fosseis) e das nossas casas são as principais causas da formação de chuvas ácidas, pois estes quando se misturam com o vapor da água atmosférica, formam ácidos. Ao saturar, o vapor de água origina chuva, uma Chuva Ácida. Mas nem sempre a chuva cai na região em que se formam as nuvens. Estas podem deslocar-se no ar e ocorrer bem longe, com consequências graves, tais como :
  • a destruição das florestas ;
  • o envenenamento do solo, das plantas e dos animais ;
  • a morte da vida nas águas (rios e lagos) ;
  • a reacção química nas rochas, monumentos e edifícios ;
  • a interferência na saúde publica (a agua que bebemos) ;

O que são recursos naturais?

Os recursos naturais são componentes, que podem ser materiais ou não, da paisagem geográfica. Mas que ainda não tenham sofrido importantes alterações pela humanidade e cuja própria forma é independente do homem, aos quais lhes são atribuídos, historicamente, valores económicos, sociais e culturais. No entanto, só podem ser compreendidos a partir da relação do homem com a natureza.
ou:
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a água, a luz do Sol, o vento, os peixes, as florestas, ou não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

Gases do efeito de estufa

Os gases do efeito de estufa são:

-CO2- Dióxido de Carbono
-N2O -
Óxido Nitroso
-CH4-
Metano
-HFC -
Hidrofluorcarboneto
-PFC - Perfluorcarboneto
-SF6 - Hexofluor Sufuroso

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Quais as principais substâncias que provocam o efeito de estufa?

- O lançamento de gases poluentes na atmosfera;
- A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos;
- O dióxido de carbono e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor;
- O calor que fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera;
- A devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazónia;
- A associação destes e outros processos.


O que são as chuvas ácidas ?

São chuvas contaminadas por produtos químicos, sobretudo o dióxido de enxofre que vai produzir ácido sulfúrico diluído, libertado pelas chaminés industriais, principalmente das centrais térmicas a carvão. Consideram-se geralmente estas chuvas como um sério perigo para o ambiente e têm sido feitas campanhas para reduzir as emissões de dióxido de enxofre.
As chuvas ácidas são um sério problema de agressão ao meio ambiente, são gotas de água que podem ser chuva ou neblina carregadas de ácido nítrico e sulfúrico. Esses ácidos são resultados de reacções químicas que correm na atmosfera a partir da presença do enxofre. O enxofre, por sua vez, é emitido para a atmosfera pelas indústrias, pela queima de carvão, pelos veículos, etc. Ela pode manifestar-se tanto no local de origem, como a centenas de quilómetros de distância.

RESIDUOS


TIPOS DE RESÍDUOS

Definem-se resíduos sólidos como conjunto dos produtos não aproveitados das actividades humanas (domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde) ou aqueles gerados pela natureza, como folhas, galhos, terra, areia, que são retirados das ruas e logradouros pela operação de varrição e enviados para os locais de destinação ou tratamento.

Também podemos definir o lixo como:
->os restos das atividades humanas,
->considerados pelos geradores como inúteis,
->indesejáveis ou descartáveis.

Normalmente, apresentam-se sob estado sólido, semi-sólido ou semilíquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este líquido possa fluir livremente).

COMO CLASSIFICAR O LIXO?

São várias as formas possíveis de se classificar o lixo.
Quanto à natureza física:
->seco e molhado;
Quanto à composição química:
->matéria orgânica e matéria inorgânica.
Quanto aos riscos potenciais ou meio ambiente:
->perigosos,
->não-inertes (NBR-100004).
Normalmente, os resíduos são definidos segundo a sua origem e classificados de acordo com o seu risco em relação ao homem e ao meio ambiente em resíduos urbanos e resíduos especiais.

O que é o efeito de estufa?

O efeito estufa é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.


Grupo 3

Composição da atmosfera


Azoto (N2) ......... 78 %
Oxigénio (O2) .... 21 %
Árgon (Ar) ........... 0.9 %
Outros gases ........
0.1 %

Residuos Sólidos Urbanos(RSU)



Como são tratados os RSU?

Após a recolha do conteúdo dos contentores dos RSU, a entidade responsável pelos mesmos, dirige-se até às instalações da ALGAR para a descarga do camião. Consoante a área geográfica em que se encontra, a descarga será feita num dos Aterros Sanitários, ou numa das Estações de Transferência (ET). Considerando o caso desta última hipótese, os RSU aí depositados são depois compactados em contentores estanques próprios e transportados pelos camiões da ALGAR até ao Aterro Sanitário da área de abrangência. Os RSU são aqui prensados e atados em enormes fardos, sendo colocados depois na célula do Aterro Sanitário e cobertos com terra no fim do dia, afim de evitar o contacto com o ar e consequente exalação de cheiros.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Vamos ao Trabalho!

Olá a todos! :)
Bem-vindos ao nosso novo blog de Geo/CNat/CFQ.
Para muitos de vocês esta já é uma forma de trabalhar familiar! ;)
A proposta é a seguinte:
Vão colocando aqui as principais sínteses das vossas pesquisas (pequenos textos com PALAVRAS VOSSAS, imagens, esquemas, ...), pedidos de ajuda, sugestões para os colegas, ...
Serão avaliados não só pela qualidade do que publicarem, como também pelos comentários e questões que colocarem às publicações dos outros grupos.
Mais uma vez, a ideia é que aprendam uns com os outros, com a orientação dos professores é claro! ;)
Bom Trabalho!