segunda-feira, 11 de junho de 2007

Regras de Utilização dos Ecopontos


Deve colocar: embalagens de plástico e metal; garrafas e garrafões de plástico; sacos de plástico limpos; esferovite; latas de refrigerante, etc...
Não deve colocar: electrodomésticos; pilhas e baterias; tachos, panelas e talheres; embalagens de óleos, combustíveis e margarinas, etc..



Deve colocar: papel e cartão; pacotes de leite, sumo e vinho; revistas; cadernos; jornais, sacos de papel, etc...
Não deve colocar: guardanapos; lenços de papel; papel plastificado ou metalizado; papel autocolante; pacotes de batata frita; fraldas; etc...

Escorra e espalme, sempre que possível, as embalagens. Desta forma ocupam menos espaço, facilitando o transporte e diminuindo o número de deslocações ao ecoponto. Para evitar maus cheiros, pode passar por água as embalagens para líquidos alimentares. Em caso de dúvida consulte a sua Autarquia.



Deve colocar: garrafas; frascos; boiões.
Não deve colocar: espelhos; cristais; vidro de janelas; loiça; cerâmica; lâmpadas; boiões de perfumes e cosméticos; vidro farmacêutico; etc...
Tire as tampas e rolhas, pois estes elementos são, regra geral, feitos de outro tipo de material. Escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens e passe-as por água para evitar maus cheiros enquanto armazenadas.


Em caso de dúvida, deposite a embalagem no lixo normal.


Deve colocar: pilhas usadas e acumuladores (pilhas recarr
egáveis)

Incineração


Incineração: (definição dada pelo dicionário)

processo de tratamento de lixo que tem como objectivo diminuir o seu volume e peso e transformá-lo em resíduos não prejudiciais para o meio ambiente.


O que é a incineração?

A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais(grande estabelecimento de fabricação industrial).
Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microorganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Certos resíduos libertam gases tóxicos ao serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais.
Este tipo de sistema tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de resíduos.Deste processo resultam como produtos finais a energia calorífica (energia eléctrica ou vapor), águas residuais, gases, cinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração têm se sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substâncias consideradas tóxicas :
->chumbo;
->mercúrio;
->crómio, etc...
A incineração de resíduos, mesmo sendo um sistema que permite a redução do volume de RSU e o aproveitamento da energia, como não há a reciclagem dos materiais torna-se assim numa perda no ciclo de renovação dos recursos naturais, por estes motivos, a incineração, assim como o aterro, surge no último lugar da hierarquia de gestão de resíduos.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Qual a diferença entre Rocha e Recurso Geológico?

Através da pesquisa, verificámos que as rochas não fazem parte dos recursos geológicos.
~~> Por isso referimos nos textos abaixo indicados as definições de rochas e recursos geológicos.

O que são rochas?

Rocha
s :
Rocha (popularmente pedra ou calhau) é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral, podendo ou não conter vidro (o vidro não é considerado um mineral). Para além disso, para ser considerada como uma rocha esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente).

O que são Recursos Geológicos?

Recursos Geológicos:
Recurso geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crosta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das quais, directa ou indirectamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no quotidiano. Podem ser materiais sólidos, líquidos ou gasosos ou as propriedades desses materiais, como o calor ou a radioactividade que certas rochas e minerais libertam.


São estas as grandes diferenças entre Rochas e Recursos Geológicos...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Aplicações dos recursoso naturais

Aplicações do petróleo: bupano, propano, gasolina, gasóleo, asfalto, termoplásticos, plásticos termoestáveis, resinas, poliéster e silícones.

Cortiça: rolhas, coletes salva vidas, isolamentos na indústria da gerra, filtros de cigarros, fonte de determinados compostos químicos, aeronáutica espacial, indústria dos transportes, no desporto, na construção civíl, etc.

Rochas: usada como ornamento na construção civíl.

Carvão: é utilizado como princípal combústivel nas centrais termoeléctricas e metalúrgicas.

ass:Aires Miguel Conçeição Coelho dos Reis

Aplicações dos recursoso naturais













Factores que alteram a precipitação




· Latitude (Pressão atmosférica);
· Proximidade ou afastamento do oceano;
· Correntes marítimas; e
· Relevo.



Ozono Troposférico


O ozono troposférico cai sobre as zonas com maiores problemas de poluição, designadamente áreas urbanas e industriais, sendo uma mistura química de gases, geralmente apresentando coloração acastanhada (pela presença de NO2). Os gases provêm da combustão industrial, automóvel e doméstica.



Em Londres, o ozono troposférico matou 600 pessoas em 1948, cerca de 3000 em 1952, 1000 em 1956 e 750 em 1962.



O ozono troposférico (O3) não é emitido directamente em quantidades significativas pelas actividades humanas, resultando maioritariamente da interacção entre radiação solar, oxigénio e poluentes.



Camada de ozono



Quanto mais frio é o Inverno antárctico mais afectada é a camada do ozono. Em 2002, as dimensões sofreram um decréscimo e o “buraco” foi dividido em duas partes distintas, devido a uma vaga de calor sem precedentes na região, foi o menor buraco do ozono desde 1988.

Este buraco pode diminuir mas nunca vai voltar a fechar.

Qual é o tipo de rocha do minho?

O tipo de rocha existente no minho, designa-se por Rocha Metamorfica.

Rochas Metamorficas são:

Chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e quimícas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.

reaçao quimica, chuvas acidas

As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico, segundo a reação:

  • CO2(g)+H2O(l)--->H2CO3(aq)
Reação do dioxido de enxofre, formando ácido sulfúrico:
  • SO3(g)+H2O(l)--->H2SO4(aq)
Reação dos óxidos de azoto, formando ácido nítrico:
  • N2 + O2 --> 2 NO

Quais os recursos energeticos renovaveis?


Os recursos energeticos renovaveis são:


  1. Energia Solar

  2. Energia Eólica

  3. Energia Hídrica

  4. Abastecimento Energético

  5. Biomassa

Reciclar é bom ;)


AS VANTAGENS DA RECICLAGEM!

Certamente que até a pessoa mais desatenta a estas coisas do ambiente conhece as vantagens da reciclagem.
Evita a depauperação dos nossos recursos naturais, poupa energia, diminui o consumo de água ,promove a qualidade do ambiente, cria postos de emprego, etc. E se for uma pessoa mais informada até já recicla o seu papel, coloca as garrafas no vidrão e pensa em levar aquele saco enorme de pilhas usadas que tem vindo a guardar para um lugar criado para tal. No entanto, sempre que vai às compras continua a trazer para casa uma quantidade enorme de produtos, embalagens, fios, sacos, papéis de embrulho. Pois é, reciclar e reutilizar são importantes mas a aposta têm obrigatoriamente que passar pela redução no acto de compra.

P.S-depauperação- tornar pobre;empobrecer; enfraquecer, debilitar